1. Algumas habilidades são verbos, coisas que fazemos.
Exemplos: pintar, costurar, construir, dirigir, comunicar, persuadir, motivar, negociar, calcular, organizar, planejar, memorizar, pesquisar, sintetizar, etc.
Os nossos talentos também pode ser chamados de habilidades transferíveis, dons e "habilidades naturais". Frequentemente são forças inatas. algumas pessoas, por exemplo, nascem sabendo negociar, mas se não é o seu caso você pode em geral, aprender à medida que cresce. Assim, algumas dessas habilidades são "adquiridas". essas habilidades muito raramente se perdem.
Elas são chamadas habilidades transferíveis porque podem ser transferidas de uma atividade para outra e usadas em várias áreas, independentemente da frequência com que você muda de profissão ou atividade.
Essas habilidades são coisas que você faz bem em um desses três campos: com inclinação para trabalhar primeiramente com pessoas, coisas ou dados. E por quê? Porque é nesses campos que usamos as habilidades de que mais gostamos.
2. Algumas habilidades são substantivos, temas e assuntos que você domina.
Exemplos: computadores, inglês, antiguidades, flores, cores, moda, planilha, musica, equipamentod, dados, gráficos, mercados, etc.
São as habilidades de conhecimento. São assuntos sobre os quais você sabe algo e que gosta de usar em seu trabalho. São frequentemente chamadas de "sua especialidades".
Você adquiriu com o passar dos anos, por meio do aprendizado (formal ou informal), como a escola, a vivência, os livros ou um mentor. Quais delas você realmente adoira usar? Esse é o segundo conjunto de habilidades que você tem a oferecer ao mundo.
3. Algumas habilidades são adjetivos e advérbios, características pessoais.
Exemplos: ser preciso, adaptável, criativo, confiável, flexível, metódico, persistente, pontual, responsável, autoconfiante, educado, gentil, atencioso, etc.
Suas características pessoais. Características pessoasis são as formas como você controla a si mesmo, o modo como se disciplina. Elas conferem estili às suas habilidades transferíveis. são frequentemente desenvolvidas somente por meio da experiência e da vivência.
Nas conversas cotidianas, falamos de nossa características pessoas como se elas flutuassem livremente no ar: "Eu sou confiável; sou criativo; sou pontual."
Mas, na realidade, as características pessoais estão sempre ligadas às nossas habilidades tranferíveis.
Por exemplo, se a sua habilidade predileta é " pesquisar", suas características pessoais descrevem ou modificam o modo como você faz sua "pesquisa". Você pode fazê-la de modo metódico, criativi ou confiável por exemplo. Esse estilos, essas autodisciplinas são a terceira coisa que você tem para oferecer ao mundo.
O modo como você combina esses três tipos de habilidades é o que faz de você um ser único e diferente.
na próxima postagem iremos abordar ainda, dentro desse tema:
"DESCOBRINDO SUAS 500 HABILIDADES".