sexta-feira, 13 de maio de 2011

TESTES APLICADOS PELOS EMPREGADORES.

TESTES APLICADOS PELOS EMPREGADORES:
É comum as empresas aplicarem testes para complementar a análise do perfil do candidato. Esses testes têm por objetivo medir o nível dos candidatos em habilidades básicas, bem como levantar traços psicológicos desejáveis e específicos para o desempenho profissional de uma função.

Geralmente abordam questões de matemática, português, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

SAIBA MAIS?
No caso do levantamento de traços psicológicos, são ultilizados testes padronizados que só podem ser aplicados e interpretados por psicólogos. Para esses testes não existem respostas "certas", pois os traços desejáveis variam de acordo com a função.

MATEMÁTICA:
O objetivo é verificar se o candidato tem a compreensão de alguns aspectos da matemática presentes nas mais diversas situações do trabalho e da vida, tais como: saber calcular, medir, raciocinar, antecipar resultados, resolver problemas, identificar formas geométricas etc.

RACIOCÍNIO LÓGICO:
Os testes de raciocínio lógico visam a medir a capacidade do candidato de estabelecer relações lógicas entre os elementos apresentados nas suas questões. Esses elementos podem ser: figuras, números, palavras ou situações- problema.

PORTUGUÊS:
Esses testes buscam verificar se o candidato tem desenvolvidas as habilidades de escrever, ler e ouvir. Em geral, eles envolvem a interpretação de textos, conhecimentos gramaticais e redação.

CONHECIMENTOS GERAIS:
O objetivo dos testes é verificar se o candidato está atento aos fatos que acontecem na cidade, no país e no mundo por meio de jornais, revistas e livros. Se ele tem a preocupação de manter-se atualizado, se tem o hábito de leitura etc.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Geralmente são aplicados para medir o nível dos candidatos em algumas habilidades específicas, indispensáveis para o desempenho da função relacionada á vaga oferecida. Por exemplo: análise de um balanço contábil, interpretação de um desenho técnico, execução de uma planilha no Excel, solução de um problema de engenharia etc.


COMO SE PREPARAR PARA ESSES TESTES?



  • Em primeiro lugar, cuidado com as informações que coloca no seu currículo, pois elas provavelmente serão checadas nessa etapa da seleção. Ou seja, os testes poderão refletir as habilidades mencionadas e descritas no currículo.

  • se tiver tempo, é importante que você reveja e treine seus conhecimentos a respeito de: -ler e interpretar textos; -escrever pequenos textos; -escrever cartas, bilhetes, relatórios; -domínio de redação e ortográfia: pontuação, acentuação, uso da crase etc.; -domínio dos conceitos matemáticos básicos: as quatro operações, frações, porcentagem, regra de três, entre outros.

É importante também ler jornais e revistas, ficar atento aos noticiários para se informar sobre os principas fatos que estão acontecendo na cidade, no país e no mundo.


O QUE FAZER NA HORA DO TESTE?



  • Tente ficar calmo e controlar a ansiedade. Estando tranquilo, você tem mais possibilidades de chegar à solução de uma questão, pois deixa fluir melhor seus pensamentos.

  • Dê uma rápida lida em todas as questões e comece pelo que considerar mais fácil, assim você garante os acertos dessas questões e pode planejar melhor o tempo de sua execução.

  • Leia com atenção os enunciados, o que está sendo proposto, para não errar ou fazer o que não foi pedido. Sua atenção também pode estar sendo testada.