quinta-feira, 19 de maio de 2011

ADMINISTRAÇÃO DA RENDA

ADMINISTRAÇÃO DA RENDA.


O primeiro grande problema que se apresenta quando nos deparamos com o desemprego é a perda de uma fonte de renda regular e garantida, o salário. Apesar de o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço- FGTS, do seguro-desemprego e, em alguns casos, também da indenização e/ou das economias pessoais, o sentimento da grande maioria das pessoas é de total desamparo, de medo de que o dinheiro acabe antes de conseguir outro emprego.

O importante é manter a calma, pensar que essa situação é temporária e que mais um dia ou menos dia, você estará novamente empregado. É preciso concentrar-se, preparar-se para enfrentar o desafio que tem pela frente de forma objetiva e consciente e fortalecer-se para buscar um novo emprego. Isso vai exigir muita calma, disposição e coragem para assumir alguns comportamentos que você precisa praticar antes (preventivos) e outros que precisa corrigir (corretivos), ambos necessários para administrar suas finanças e ansiedades.


ATITUDES PREVENTIVAS



  • A primeira atitude preventiva é conversar com sua família e envolvê-la na busca de soluções para os problemas que vão enfrentar. Solicitar a colaboração de todos para fazer um planejamento financeiro e segui-lo. É saudável que toda a família participe, colabore e esteja voltada para o mesmo objetivo, ou seja, controlar os gastos e aproveitar melhor a renda famíliar.


  • Um segundo passo é rever necessidades e desejos, esquecer as compras desnecessárias, economizar e conseguir o compromisso de todos no sentido de não gastar mais do que terão disponível. Às vezes, não percebemos pequenos detalhes que, se controlados, podem fazer uma grande diferença no final do mês.


  • Um terceiro passo é buscar a disciplina necessária para colocar e manter o plano financeiro em prática. Não basta planejar. É preciso agir de forma coerente com os objetivos que se quer alcançar.


  • Outro passo necessário é discutir com todos as formas diferentes de complementação da renda.

PROXIMAS INFORMAÇÕES:


ATITUDES CORRETIVAS