Zona de conforto é uma condição, aparentemente estável, à qual estamos acostumados e que nos impede de ampliar nossos conhecimentos e encarar novas situações, por medo do desconhecido. É tudo aquilo que sabemos e fazemos no momento e nos faz sentir bem.
Esse termo é muito utilizado por consultores organizacionais e especialistas em desenvolvimento pessoal e profissional.
A mudança pode ser difícil, mas podemos tornar seus efeitos menos dolorosos de duas maneiras simples e possíveis: planejamento cuidadosamente nossa procura de emprego e preenchendo o "horário comercial" de nossos dias com atividades importantes.
A mudança também pode trazer benefícios se soubermos lidar com ela. Há quem afirme categoricamente que perder o emprego foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois obrigou essa pessoa a sair da chamada zona de conforto para buscar o que realmente gosta de fazer.
Esse momento representa um oportunidade para examinar quem somos como trabalhadores e analisar cuidadosamente nossos interesse, habilidades e aptidões, pois elas podem nos conduzir a uma nova direção.
Por esse motivo, pode ser bom pensar em mudar de emprego ou de carreira, ou procurar atividade, e, quem sabe, até abrir seu próprio negócio.
ATENÇÃO: Nunca é tarde para mudar. Se você não estiver feliz, não tenha medo de mudar sua área de trabalho e a trajetória de sua carreira.