O mercado de trabalho em Ilhabela se mantém aquecido desde o fim da temporada, e o Posto de Atendimento ao Trabalhador informa que o maior problema para preenchimento das vagas é a falta de qualificação profissional dos candidatos.
Nos últimos dias tem se falado que as oportunidades de trabalho no Brasil aumentaram. Essa informação é confirmada pelas agências de emprego, contudo muitas vagas não são preenchidas pela falta de profissionais capacitados.
Segundo o SINE “Muitos trabalhadores não conseguem ser inseridos no mercado de trabalho porque não tem qualificação para as vagas ofertadas”.
A maioria das oportunidades de trabalho exige o ensino médio ou algum curso técnico, e esse é um dos maiores empecilhos em alguns municípios. “Hoje o mercado exige que a pessoa se qualifique independente da área. A falta de interesse do trabalhador em se especializar tira dele muitas oportunidades de emprego”, segundo informação do SINE.
E para quem pensa que isso só acontece nas agências de emprego está enganado. Segundo o setor de RH de algumas empresas, algumas vagas demoram mais de 30 dias para serem preenchidas devido à falta de trabalhadores qualificados. “A área da indústria metalmecânica está em alta, oferecendo inúmeras vagas, porém faltam profissionais capacitados”, afirma a analista de RH Luciana Fari.
Uma grande curiosidade é o fato de mulheres assumirem funções que, historicamente, eram exercidas por homens. “Isso acontece porque a figura feminina tem estudado mais, e isso é que faz a grande diferença.
Contudo, para aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho, devem procurar os Postos de Atendimento ao Trabalhador- PAT, munidos de carteira de trabalho, CPF e RG.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela, fica à Rua Prefeito Mariano Procópio de Araujo Carvalho, 128, Perequê – Ilhabela - Fone:3896-9226.
Fonte: Alo Noticias