O Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de vida na Terceira Idade é um Tema Relevante
No mundo inteiro, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos está aumentando proporcionalmente à totalidade das populações dos diverso países.
No Brasil em 2008 existiam 17,9 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. As projeções do IBGE é que até 2050 iremos ultrapassar os 64 milhões de idosos. Esse crescimento é resultado de uma série de fatores, entre eles o importante e desejado aumento da expectativa de vida e queda na taxa de fecundidade.
Diante de um mundo com tantas possibilidades e de uma população cada vez mais madura e em plena capacidade, os grupos etários da terceira idade devem receber especial atenção para que tenham acessos aos benefícios da modernidade.
A previdência Social vem trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento a toda a sociedade, em especial os 26,7 milhões de aposentados e pensionistas que recebem mensalmente seus benefícios, rigorosamente em dia, em qualquer ponto do país.
Com um sistema previdenciário sólido, moderno e estruturado, o Estado Brasileiro proporciona segurança e tranquilidade aos trabalhadores que se encontram no mercado trabalho e àqueles aposentados que já contribuíram muito para o desenvolvimento do país.
Hoje o Regime Geral de Previdência Social possibilita ao aposentado e sua família condições dignas. A previdência completar, que integra nossa Previdência Social, é uma oportunidade de ampliação da renda. Desse modo o público da terceira idade pode aproveitar a sua experiência de vida para se dedicar as atividades que julgar convenientes, entre elas as ações sociais, ambientais e de empreendedorismo.
Empreendedorismo na terceira idade, observo que pouco de nós param para planejar o que fazer após a aposentadoria, ou como, muitos dizem o que fazer na terceira idade "pendurar as chuteiras". contudo esse momento de reflexão, que para muitos representa o capítulo final da vida, para outros é o recomeço ou verdadeiro começo, agora por conta própria.
Precisamos entender e fazer entender que o empreendedorismo na terceira idade significa chance de seguir a vida com alegria e disposição, ficando atento às oportunidades relacionadas com a vida ativa nesta faixa etária. Estimular-se portanto, quanto aos desafios que as diversas alternativas de negócios compatíveis com essa faixa etária provocam e que, diga-se de passagem, são inúmeras.