FIQUE ATENTO(A) AS TENDÊNCIAS DO MERCADO...
Entendendo as mudanças do comportamento consumidor e as tendências do mercado, é possível identificar novas oportunidades de negócios.
Entendendo as mudanças do comportamento consumidor e as tendências do mercado, é possível identificar novas oportunidades de negócios.
MERCADO CONSUMIDOR
O comportamento do
consumidor é influenciado pelas características do ambiente em que ele vive.
Perfis de consumidores
- Responsável
- Compram produtos e serviços sustentáveis, a fim de colaborar para um
mundo melhor;
- Saudável
- Buscam cada vez mais o bem estar, preocupando-se com a saúde e qualidade
de vida;
- De
nicho - Demandam produtos e serviços específicos por necessidade ou por
preferências de consumo;
- Online
- Utilizam a internet para resolver as questões do dia a dia, pesquisar e
comprar produtos e serviços;
- Exigente
- Conscientes de seus direitos, não importam em pagar mais por produtos e
serviços que atendam às suas exigências;
- Precoce
- A maioria das crianças brasileiras tem influência nas compras de
produtos e serviços realizadas pelos pais.
As tendências surgem pela mudança de comportamento da população,
diferentes de ondas e modismos (moda).
Ondas surgem repentinamente, têm curta duração e passam rápido.
Os modismos são ciclos que vêm e vão, com altos e baixos, como a moda.
Oportunidades são problemas/necessidades que precisam ser atendidos por
um negócio, de acordo com o perfil do consumidor e as tendências do mercado.
IDEIAS DE NEGÓCIOS
Tendências X Oportunidades
- Mulheres
no mercado de trabalho - Invista em negócios de beleza, estética e moda;
- Casais
sem filhos - Invista em negócios nas áreas de educação e entretenimento;
- Pessoas
morando sozinhas - Invista em negócios que facilitem o dia a dia das
pessoas;
- Investimento
em qualidade de vida - Invista em negócios para saúde, bem estar,
alimentação saudável e atendimento à terceira idade;
- Envolvimento
com o mundo digital - Invista em negócios relacionados ao mercado e
marketing digital.
DICAS DE NEGÓCIOS
- Beleza
- SPA dos pés e mãos, SPA Day, SPA especializado para crianças,
esmalteria, centro de estética, lojas especializadas de roupas;
- Educação
- Cursos de capacitação profissional, técnicos, gerenciais e de língua
estrangeira;
- Entretenimento
- Bares, restaurantes, cursos livres de dança e música;
- Organização
doméstica - Lavajato em domicílio, lavanderias, fábricas de alimentos
prontos e congelados, refeições em domicílio (jantares gourmet), pequenos
reparos e instalações (marido de aluguel);
- Turismo
- Agências de viagem, hotéis, pousadas, albergues, ecoturismo e turismo de
aventura;
- Sáude
e bem estar - Estúdio de pilates, SPA urbano, academia de ginástica, yoga;
- Alimentação
saudável - Venda de produtos light, diet, sem glúten, sem lactose, cultivo
de alimentos orgânicos, fabricação de produtos naturais;
- Terceira
idade - Home Care, centro de convivência e agência de cuidadores de idosos;
- Mercado
digital - Desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, consultoria
em tecnologia da informação, cursos a distância;
- Marketing digital - Consultoria de marketing, gerenciamento e monitoramento de mídias sociais, web design.
DICAS DE SUCESSO
- Estabeleça
parcerias entre empresas do mesmo setor de atuação, da mesma região ou de
regiões distintas, e até mesmo entre empresas de tamanhos / portes
distintos;
- Foque
em inovação e sustentabilidade;
- Molde
as tendências ao seu modelo de negócio, ou seja, a forma como sua empresa
entrega o produto/serviço ao cliente;
- Seja
mais inovador do que a imaginação dos clientes, superando suas
expectativas;
- Integre-se
globalmente para ter acesso a recursos, talentos e inovação;
- Considere
as demandas da sociedade em todas as ações e decisões.