terça-feira, 31 de março de 2015

FIQUE ATENTO(A) AS TENDÊNCIAS DO MERCADO...

Entendendo as mudanças do comportamento consumidor e as tendências do mercado, é possível identificar novas oportunidades de negócios.

MERCADO CONSUMIDOR
O comportamento do consumidor é influenciado pelas características do ambiente em que ele vive.

Perfis de consumidores
  • Responsável - Compram produtos e serviços sustentáveis, a fim de colaborar para um mundo melhor;
  • Saudável - Buscam cada vez mais o bem estar, preocupando-se com a saúde e qualidade de vida;
  • De nicho - Demandam produtos e serviços específicos por necessidade ou por preferências de consumo;
  • Online - Utilizam a internet para resolver as questões do dia a dia, pesquisar e comprar produtos e serviços;
  • Exigente - Conscientes de seus direitos, não importam em pagar mais por produtos e serviços que atendam às suas exigências;
  • Precoce - A maioria das crianças brasileiras tem influência nas compras de produtos e serviços realizadas pelos pais.
As tendências surgem pela mudança de comportamento da população, diferentes de ondas e modismos (moda).
Ondas surgem repentinamente, têm curta duração e passam rápido.
Os modismos são ciclos que vêm e vão, com altos e baixos, como a moda.
Oportunidades são problemas/necessidades que precisam ser atendidos por um negócio, de acordo com o perfil do consumidor e as tendências do mercado.

IDEIAS DE NEGÓCIOS

Tendências X Oportunidades
  • Mulheres no mercado de trabalho - Invista em negócios de beleza, estética e moda;
  • Casais sem filhos - Invista em negócios nas áreas de educação e entretenimento;
  • Pessoas morando sozinhas - Invista em negócios que facilitem o dia a dia das pessoas;
  • Investimento em qualidade de vida - Invista em negócios para saúde, bem estar, alimentação saudável e atendimento à terceira idade;
  • Envolvimento com o mundo digital - Invista em negócios relacionados ao mercado e marketing digital.

DICAS DE NEGÓCIOS
  • Beleza - SPA dos pés e mãos, SPA Day, SPA especializado para crianças, esmalteria, centro de estética, lojas especializadas de roupas;
  • Educação - Cursos de capacitação profissional, técnicos, gerenciais e de língua estrangeira;
  • Entretenimento - Bares, restaurantes, cursos livres de dança e música;
  • Organização doméstica - Lavajato em domicílio, lavanderias, fábricas de alimentos prontos e congelados, refeições em domicílio (jantares gourmet), pequenos reparos e instalações (marido de aluguel);
  • Turismo - Agências de viagem, hotéis, pousadas, albergues, ecoturismo e turismo de aventura;
  • Sáude e bem estar - Estúdio de pilates, SPA urbano, academia de ginástica, yoga;
  • Alimentação saudável - Venda de produtos light, diet, sem glúten, sem lactose, cultivo de alimentos orgânicos, fabricação de produtos naturais;
  • Terceira idade - Home Care, centro de convivência e agência de cuidadores de idosos;
  • Mercado digital - Desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, consultoria em tecnologia da informação, cursos a distância;
  • Marketing digital - Consultoria de marketing, gerenciamento e monitoramento de mídias sociais, web design.

DICAS DE SUCESSO
  • Estabeleça parcerias entre empresas do mesmo setor de atuação, da mesma região ou de regiões distintas, e até mesmo entre empresas de tamanhos / portes distintos;
  • Foque em inovação e sustentabilidade;
  • Molde as tendências ao seu modelo de negócio, ou seja, a forma como sua empresa entrega o produto/serviço ao cliente;
  • Seja mais inovador do que a imaginação dos clientes, superando suas expectativas;
  • Integre-se globalmente para ter acesso a recursos, talentos e inovação;
  • Considere as demandas da sociedade em todas as ações e decisões.