quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Via Rápida forma 16 alunos do curso de Camareira
  O curso teve início no dia 9 de setembro e terminou na última segunda-feira (23/9).
  
O programa “Via Rápida” do Governo do Estado, em parceria com Prefeitura de Ilhabela e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), realizou a cerimônia de entrega dos certificados do curso de “Camareira” para 16 alunos, na manhã desta terça-feira (24/9), no Hotel Itapemar, no Saco da Capela. O hotel também recebeu os 12 dias de curso, de 9 a 23 de setembro, ministrado pela professora e camareira Maria Elza Rodrigues Coelho.

Na cerimônia de entrega dos certificados estavam presentes: a supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela (PAT), Alda Torres; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), Leopoldo Pedalini, o diretor da Escola Técnica de São Sebastião (ETEC), Cícero Monteiro e professor da ETEC, Felipe Contini.

Para a supervisora do PAT de Ilhabela, Alda Torres, a capacitação é importante, principalmente com chegada da alta temporada. “É a oportunidade desses profissionais entrarem no mercado de trabalho. A administração municipal tem um compromisso com a população: oferecer capacitação e emprego”, disse a supervisora.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Leopoldo Pedalini, os profissionais capacitados possuem uma chance maior de conseguir um emprego. “O mercado de trabalho exige profissionais capacitados e que dominem as técnicas da profissão. O primeiro passo foi dado, agora, depende da força de vontade desses alunos”, afirmou o presidente.

Segundo o diretor da ETEC de São Sebastião, Cícero Monteiro, “o curso de Camareira oferece o aperfeiçoamento necessário para o profissional conseguir uma oportunidade de emprego e ser preparado para atender as necessidades na alta temporada”.

Capacitar gratuitamente à população que está em busca de uma oportunidade no mercado ou que deseja ter seu próprio negócio é o objetivo do programa. A professora do curso, Maria Elza Rodrigues, explica que para seguir na profissão é preciso ter paixão e amor pelo trabalho. “Foi uma experiência muita boa. Os alunos tiveram um desenvolvimento excelente. Estão preparados para o mercado de trabalho”, disse a professora.

Já para aluna Ivoneide Domingos, o curso proporciona experiência e oportunidade. “É sempre bom termos uma melhor qualificação. Tanto para o nosso dia a dia, quanto para a busca de um emprego melhor. É uma experiência excelente”, concluiu a aluna.

É importante ressaltar que cerca de 30 alunos inscreveram-se no curso de “Camareira”. Desses, apenas 25 iniciaram as aulas e 16 concluíram o curso. Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no município. Em Ilhabela, cerca de 400 pessoas já se formaram pelo “Via Rápida” em diversos cursos.